Finanças

Como medir a inadimplência do seu negócio

Antes de mais nada quero lhe fazer uma pergunta: A sua clínica tem inadimplência? Se a resposta for não, é bem provável que você só aceite cartões, pagamentos à vista ou iniciou o seu negócio a menos de 30 dias. Se a resposta for sim, você entendeu que sem a ampliação do prazo de pagamento muitos bons pagadores ficarão de fora por não  disporem de limite ou não possuírem cartão de crédito. O importante é encontrar maneiras de parcelar com segurança*.

Conhecer a sua inadimplência é tão importante quanto saber qual será a sua receita. Quando você tem domínio sobre isso é capaz de se programar e provisionar*.

Mas vamos ao ponto. Você pode simplesmente dividir o valor total de atrasos pelo total a receber, que inclui também os atrasos. Mas neste caso o resultado será o Índice de Atraso Geral (IAG). Já o índice de inadimplência é calculado considerando os títulos que estão com mais de 90 dias e menos de 180 dias de atraso. Acima de 180 dias já podemos considerar como perdas*, quando as chances de receber são muito baixas e os esforços de cobrança mais custosos.

Os intervalos de mensuração da inadimplência podem variar de acordo com o segmento e necessidade de cada negócio. A sugestão é que você utilize também outros intervalos como 31 a 60 e 61 a 90.

*Trataremos destes temas em outros artigos.

Veja a seguir a fórmula e um exemplo prático:

 

O que achou desse post?

Maravilhoso
0
Feliz
0
Amei
0
Não gostei
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Finanças