Finanças

O que é crise?

Muitos de nós já nos inspiramos na ideia amplamente difundida de que a palavra crise significa também oportunidade em mandarim, mas não é bem assim. Apesar de até mesmo o Presidente Kennedy ter feito uso deste mito em seus discursos, estudiosos linguísticos já comprovaram que não existe essa relação.

A palavra grega krísis era usada pelos médicos antigos para indicar o desfecho para o doente medicado, entre a cura ou a morte. Então tratava-se de um momento de decisão e definição. No dicionário da língua portuguesa, a palavra  crise está relacionada com dificuldade e conflito. Neste caso crise é crise mesmo.

Se buscarmos os contrários encontraremos: “bonança, felicidade, fortuna, abundância, riqueza, avanço, crescimento, paz, etc”.

Voltando à origem, sair da crise significa estar atento aos seus sintomas, avaliar o histórico, aplicar a medicação correta, seguir as recomendações médicas, acompanhar, entre outras diretrizes.

Assim como as pessoas, empresas nascem e morrem, ficam doentes e se recuperam. Tudo depende das circunstâncias, dos cuidados e da leitura correta da situação.

O mundo já passou por grandes guerras, catástrofes naturais, epidemias e toda sorte de tragédias, mas a natureza humana é de superação, sempre. Mesmo que a palavra crise não signifique oportunidade, não se desanime, outras palavras terão o mesmo efeito:

  • Criar
  • Ressignificar
  • Inovar
  • Superar
  • Evoluir

O que achou desse post?

Maravilhoso
0
Feliz
0
Amei
0
Não gostei
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Finanças