Finanças

PIB do Brasil cresce 1,2% no primeiro trimestre e zera perdas da pandemia, diz IBGE

Todo trimestre e em todo o final de ano, notícias sobre o resultado do PIB brasileiro se espalham por todos os locais. Ele é um indicador importante para a economia do país, mas você sabe o que é o PIB?

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto. Ele é considerado o termômetro da economia: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica – e por sua vez, quanto maior a atividade econômica de um país, mais se consome, vende e investe nele.

O mesmo vale para o contrário: quando um PIB é negativo, ele indica que a atividade econômica daquele país está se encolhendo.

O desempenho do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro no 1º trimestre de 2021 ocupa o 19º lugar dentro de um ranking com 50 países, segundo levantamento elaborado pela Austing Rating. A lista traz os resultados das maiores economias do mundo. Com esse número o Brasil está acima de países como China, Itália, França, Japão e Reino Unido.

A economia brasileira cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior, o que representa uma desaceleração no ritmo de recuperação verificado no final de 2020, segundo dados do PIB divulgados nesta terça-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Com o resultado do primeiro trimestre, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014”, diz o IBGE.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 1,0%, primeira taxa positiva nessa comparação desde o fim de 2019. Nos últimos 12 meses, ainda há retração de 3,8%.

 

O que achou desse post?

Maravilhoso
0
Feliz
0
Amei
0
Não gostei
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Finanças